Política de Responsabilidade Social

PREÂMBULO

A presente política de Responsabilidade Social, pretende estabelecer os princípios e os compromissos da atuação da empresa na sociedade tendo em conta o interesse público inerente à sua atividade, os impactos das suas decisões e atividades na comunidade e no meio ambiente e os interesses e necessidades das partes interessadas em matérias de responsabilidade social.

Este documento pretende ser um instrumento de gestão e criação de valor apostando na promoção da satisfação, motivação e bem-estar das pessoas como forma de gerar mais envolvimento e qualidade no trabalho e, paralelamente, contribuir para o progresso económico e social da sociedade numa perspetiva de influenciar a tomada de decisões orientadas para o benefício mútuo das partes interessadas.

ÂMBITO

Esta política estabelece as orientações para responder às necessidades da empresa e das principais partes interessadas, nomeadamente:
  • Boas práticas laborais – através de condições de trabalho dignas e justas na organização do trabalho, por práticas de segurança de trabalho adequadas a cada local, pela procura de uma maior conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar e pela promoção da igualdade e não discriminação no trabalho.
  • Apoio profissional e desenvolvimento pessoal – através de ações de formação e valorização pessoal que promovam a obtenção de melhores competências aos colaboradores da empresa.
  • Serviços e benefícios – através da facilitação de acessos a serviços que promovem a saúde, bem-estar e maior qualidade de vida dos que desenvolvem a sua atividade na empresa e também da comunidade envolvente.

PRINCÍPIOS E COMPROMISSOS

A política de Responsabilidade Social da Hasse subscreve os seguintes princípios e compromissos para a efetivação da sua aplicação:

Igualdade e não discriminação
  • Garantir e apoiar a proteção dos direitos humanos.
  • Garantir uma efetiva igualdade de oportunidades e de tratamento no trabalho, assegurando a não discriminação em função de raça, género, deficiência, crenças, convicções políticas ou ideológicas, orientação sexual ou situação económica, social ou familiar.
Conciliação da vida profissional, familiar e pessoal
  • Incrementar uma continua melhoria da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, tendo em conta a satisfação das necessidades familiares e pessoais dos que desenvolvem a sua atividade na empresa.
Responsabilização
  • Responder pelas decisões de gestão que tenham impactos positivos ou negativos nos recursos ambientais, económicos, sociais e culturais das populações, tomando medidas para minimizar os riscos da atividade.
  • Estabelecer regras para a delimitação de responsabilidades no exercício de atividades e funções.
  • Contribuir para gerar valor.
Transparência
  • Tratar com imparcialidade e equidade todos aqueles que desenvolvem a sua atividade na empresa assim como com as partes interessadas.
  • Comunicar com objetividade e transparência as atividades e os impactos da empresa, informando de forma acessível e atempada todos os que podem ser afetados peala suas decisões.
Conduta ética
  • Orientar a atuação por valores de honestidade, equidade e integridade, definindo critérios de decisão e de avaliação das ações a desenvolver, respeitando o código de ética e de conduta da empresa.
  • Assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos no âmbito do exercício das suas atividades e funções.
Respeito pelas partes interessadas
  • Fomentar relações estáveis e duradouras com os seus principais stakeholders, procurando responder às suas expetativas.
  • Promover e controlar as condições de segurança e saúde no trabalho de todas as partes interessadas que desenvolvem atividades na empresa.
Entidades Reguladoras e Fiscalizadoras
  • Cooperar ativa e integralmente com estas entidades facilitando o exercício das competências legitimas de regulação, supervisão e fiscalização.
Comunidade
  • Promover a participação em iniciativas que visem o desenvolvimento económico, social e cultural das populações.

RESPONSABILIDADES

O Conselho de Administração da Hasse é responsável pela aprovação e implementação da Política de Responsabilidade Social da empresa, cabendo à Direção de Qualidade e Recursos Humanos a sua operacionalização e manutenção e às restantes Direções a sua aplicação.
É da responsabilidade de todas as partes interessadas o respeito pelos princípios nela enunciados.

DISPOSIÇÕES FINAIS

  1. A presente Política de Responsabilidade Social entra em vigor imediatamente após a sua aprovação pelo Conselho de Administração.
  2. A presente Política de Responsabilidade Social será divulgada aos colaboradores após aprovação e ficará disponível para consulta nos meios de comunicação internos e externos da empresa.
Rever consentimento